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Notícias da Ouvidoria

  • 24/11/2020

 

Artigo divulgado no site da ABO: Ouvidoria da UnB foca o aprimoramento da gestão universitária.

Livro FNOUH

  • 21/01/2019

 

A Ouvidoria da UnB estabeleceu parceira com o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino com o objetivo de estimular a produção e a realização de pesquisas científicas no âmbito das ouvidorias públicas, privadas e comunitária.

Dessa forma, apresenta o edital de chamada para submissão de artigos para o livro do FNOUH 2019.

O título provisório é Ouvidoria Brasileira: ética, defesa, controle social, cidadania e acesso à informação.

 

 Edital de Chamada N. 01/2019

 

 Edital Retificação de Prazos

 

 Edital Resultado -  Listagem de Aprovados

 

 

Eventos da Ouvidoria

  • 30/05/2018

 

  chamada para o texto

 

Na condição de anfitriã, a Universidade de Brasília, e por conseguinte a Ouvidoria da UnB, teve a grata satisfação de acolher, nos dias 24 e 25 de maio de 2018, o IV Encontro Regional de Ouvidores Universitários do Centro-Oeste.

Nesse Encontro, houve debates frutíferos, dos quais muitas sementes de ideias foram lançadas e encontraram terreno fértil para a formação e a capacitação de todos os presentes, em particular, dos próprios ouvidores, sujeitos com alma de poeta. Possuidores de coração gigante fascinado pela alteridade e que, imbuídos da condição de homem-ferramenta, buscam respostas às perguntas e inquietações de seu cotidiano.

O evento teve como marco legal a comemoração de três celebrações:

(i) os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, marcados durante todo o ano de 2018 e que desafiou a Universidade a refletir acerca do lema: como construir uma universidade mais humana? (ii) os 56 anos da Universidade de Brasília e (iii) os 7 anos que a Ouvidoria da UnB foi instituída, embora esta Ouvidoria exista há 25 anos, sendo a segunda ouvidoria universitária do Brasil (a primeira foi a Universidade Federal do Espírito Santo).

Os debates foram abertos mediante um olhar histórico e dialético que trouxe à tona as seguintes inquietações: quem somos? O que não somos? E o que gostaríamos de ser?

No que tange à Declaração Universal dos Direitos Humanos, os participantes foram convidados a comporem a geração de sonhadores que acreditam e velam por uma sociedade justa, serena, igualitária. Um mundo fundamentado no alicerce da paz, do respeito e do amor fraternal. Tendo esse referencial enquanto o nosso espectro, o reflexo de nossa história na condição de educadores.

No limiar da Universidade de Brasília, nas palavras de Darcy Ribeiro, explicitou-se a sua função social no momento de sua criação, a saber: criada para que ousasse, a fim de que, à vanguarda de seu tempo, se estruturasse como a Universidade Nova, na Nova Capital, sendo um centro nacional de criatividade científica e cultural, que pensa o Brasil como problema e lhe propõe soluções. A UnB é um sublime projeto de autonomia e de liberdade para pensar, para pesquisar, para ensinar, para experienciar.

Por sua vez, destacou-se o papel das ouvidorias universitárias, embasado na sua área de atuação e seus pressupostos básicos, os quais são: transparência, ética, respeito, controle e participação social, dentre outros.

Mas, sobremodo, com um olhar de sensibilidade e de alteridade, o que pode ser comprovado no excerto: “não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”.

Na sequência, reforçou-se o acolhimento e a afetividade, conforme cita Henri Wallon. E, quiçá, transformando ouvidores em escritores.

Escritores de um novo tempo, de uma nova história, de um novo final feliz.

Utópicos que, nas asas da liberdade, do respeito, da hombridade, acreditam e defendem uma universidade pública, gratuita, de qualidade, democrática, mas, sobremodo, humana e acolhedora. E que, não obstante defendê-la, trabalham bastante para que esse projeto se concretize, certamente, o caso de todos os ouvidores.

Para além dessas falas iniciais, mediante a palestra do Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior, compreendeu-se a importância de que procedimentos e processos sejam simplificados, ressaltando-se, por exemplo, que os relatórios são excelentes instrumentos de governança e de accountability, que podem transformar in puts em indicadores, mediante uma atuação articulada e em rede. Na prática, uma ouvidoria é educadora, é a pedagogia da Administração, que pode contribuir para uma práxis de resultados, eficiente e eficaz e, ainda, para a desconstrução das ouvidorias simbólicas, fomentando, por conseguinte, os espaços democráticos e a inovação no contexto das universidades.

Foram ilustrados dados da Ouvidoria da UnB, bem como tratados temas como a resolução de conflitos (Quem somos? Como nos vemos e como o outro nos vê?), questão da violência contra a mulher, políticas públicas sobre drogas e gênero, assuntos profundamente engendrados nos contextos de atendimento das ouvidorias, no qual, um dos grandes desafios é trabalhar o nosso silêncio, para que na escuta, o protagonismo seja do outro, conforme cita Rubem Alves: “sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.”

Por fim, deixou-se a seguinte reflexão a respeito do papel social das universidades, proveniente de um dos maiores educadores nacionais e do histórico da Universidade de Brasília:        

De tudo isso que poderia ter sido, só se salvou o Minhocão. Mas ao seu lado, quanta arquitetura pretensiosa, vitrineira e tola. Meditando ali, naquela tarde, frente ao que é hoje o campus da UnB, eu aprendi que uma universidade não é apenas um conjunto de edifícios na tarde do cerrado goiano. A UnB é uma utopia vetada, é uma ambição proibida, por agora, de exercer-se. Mas permanece sendo, esperando, como a nossa utopia concreta, pronta a retomar-se para se repensar e refazer, assim que recuperarmos a liberdade de definir o nosso projeto como povo e a universidade que deve servi-lo. (RIBEIRO, 1978, p. 41).

Muito obrigada,

Equipe da Ouvidoria da UnB

Serviço de Informação ao Cidadão

  • 19/10/2017

Galeria de ex-Ouvidores da UnB

  • 19/10/2017


Eurides Araujo Costa Pessoa - Mandato 30 de abril de 2013 a 27 de novembro de 2016.

 

eurides


Especialista em Desenvolvimento Gerencial, Gestão Universitária, pela Universidade de Brasília (UnB) e Licenciada em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Possui formação em Gestão de Processos, pela Universidade de Brasília (UnB).
Atuou na Subsecretaria de Comunicação Administrativa (Protocolo da Reitoria/SCA) da Fundação Universidade de Brasília, de 1989 a 2010, onde exerceu a função de Subsecretária de Comunicação Administrativa.
Em 2006, foi candidata a Deputada Distrital pelo PSB, em que defendeu a sua candidatura a serviço do bem comum para um mandato participativo na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Foi lotada no Departamento de Artes Visuais (VIS/IdA) no período de 2010 a 2013, atuando na área de atendimento ao público.
Durante a gestão 2011-2013, foi Coordenadora-Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Brasília (SINTFUB/UnB), afastada para exercer o cargo de Ouvidora (Gestão 2013-2015).
Atuou como membro do Conselho de Administração (CAD), do Conselho Universitário (CONSUNI), da Comissão de Enquadramento, da Comissão UnB 50 Anos, entre outras.



Flávia Carlet - Mandato 6 de julho de 2012 a 7 de novembro de 2012.

 

flávia


Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).
Especialista em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Coimbra (Portugal). É Conselheira Científica do Observatório da Justiça Brasileira (OJB/UFMG).
Foi coordenadora do Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Em 2010 foi premiada com a Bolsa Jovens Investigadores, oferecida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Boaventura de Sousa Santos.
É membro do Grupo de Estudos “O Direito Achado na Rua” (UnB).Possui artigos publicados na área de direitos humanos, acesso à justiça, democracia e anistia política.



Alayde Avelar Freire Sant'Anna - Mandato 2 de fevereiro de 2011 a 23 de março de 2012.

 

alayde


Procuradora Federal desde 1987 ocupou vários cargos públicos, tais como.
Diretora da Divisão de Naturalização do Departamento Federal de Justiça, Secretária dos Direitos da Cidadania do Ministério da Justiça,  Suplente do Ministro de Justiça no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenadora de Políticas Estratégicas do Ensino Superior do MEC e Ouvidora da Agência Nacional de Aviação Civil.
Registra ainda em seu currículo profissional participação em várias comissões e grupos de trabalhos, publicação de artigos em revistas especializadas em Direito e autoria do livro “A radicalização do Direito”.



Christian Guy Caubet – Mandato 1 de outubro de 2009 a 31 de setembro de 2010

 

prof. christian


Christian é professor Titular do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez doutorado na Université des Sciences Sociales de Toulouse I, na França. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito, da UFSC, com mandato para o período 2001-2002.
Em 2007 foi cedido a UnB, onde exerceu as funções de assessor dos Reitores Roberto Aguiar e José Geraldo de Sousa Júnior. Em 2009 passou a exercer as funções de Ouvidor da UnB .
É pesquisador I A, do CNPq, desde 1985, com pesquisa em andamento sobre Recursos Hídricos nas Relações Internacionais. Ministra as disciplinas de Direito Internacional Público, Direito Ambiental, Teoria das Relações Internacionais, Política Internacional, Direito Internacional Ambiental, Recursos Hídricos e Metodologia da Pesquisa, nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado.
O Prof. Christian também é o autor do afresco que adorna a parede da sala de espera da Ouvidoria.

Legislação

  • 19/10/2017

 

 

LEIS

 

Lei n. 12.527, de 18/11/2011

(Lei de Acesso à Informação)

Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei n. 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

 

Lei n. 13.460, de 26/6/2017

Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

 

Lei n. 13.726, de 8/10/2018

(Simplificação de Serviços Públicos)

Racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação.

 

Lei n. 13.709, de 14/8/2018

(Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)

Dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

 

DECRETOS

 

Decreto n. 7.724, de 16/5/2012

Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição.

 

Decreto n. 9.094, de 14/7/2017

Regulamenta dispositivos da Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)e institui a Carta de Serviços ao Usuário. 

  

Decreto n. 9.492/2018, de 5/9/2018

Regulamenta a Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública federal, institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal, e altera o Decreto n. 8.910, de 22 de novembro de 2016.

 

Decreto n. 9.723/2019, de 11/3/2019

Altera o Decreto n. 9.094, de 17 de julho de 2017, o Decreto n. 8.936, de 19 de dezembro de 2016, e o Decreto n. 9.492, de 5 setembro de 2018, para instituir o Cadastro de Pessoas Físicas - CPF como instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios e regulamentar dispositivos da Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017.

 

Decreto n. 10.153/2019, de 3/12/2019

Dispõe sobre as salvaguardas de proteção à identidade dos denunciantes de ilícitos e de irregularidades praticados contra a administração pública federal direta e indireta e altera o Decreto n. 9.492, de 5 de setembro de 2018.

  

Decreto n. 10.228, de 5/2/2020

Altera o Decreto n. 9.492, de 5 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017, para dispor sobre o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal e instituir os conselhos de usuários dos serviços públicos no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

 

  

PORTARIAS

 

Portaria n. 1.181, de 10/6/2020

Dispõe sobre critérios e procedimentos para a nomeação, designação, exoneração, dispensa, permanência e recondução ao cargo ou função comissionada de titular da unidade setorial de ouvidoria no âmbito do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal - SisOuv, e revoga a Instrução Normativa CGU n. 17, de 3 de dezembro de 2018.

 

 

Portaria n. 2.859, de 3/12/2020

Estabelece orientações para o recebimento do relato de irregularidades de que trata o caput do art. 4º-A da Lei n. 13.608, de 10 de janeiro de 2018, no âmbito do Poder Executivo federal.

 
 

INSTRUÇÕES NORMATIVAS

 

Instrução Normativa Conjunta n. 1/CRG/OGU, de 24/6/2014 (Revogada pela Instrução Normativa Conjunta n. 7/2018)

Estabelece normas de recebimento e tratamento de denúncias anônimas e estabelece diretrizes para a reserva de identidade do denunciante.

 

Instrução Normativa n. 1 da OGU, de 5/11/2014, alterada pela IN Conjunta n. 55/2020

Promove a atuação integrada e sistêmica das Ouvidorias do Poder Executivo federal, com a finalidade de qualificar a prestação de serviços públicos e o atendimento aos cidadãos.

 

Instrução Normativa n. 5/OGU, de 18/6/2018

Estabelece orientações para a atuação das unidades de ouvidoria do Poder Executivo federal para o exercício das competências definidas pelos capítulos III e IV da Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017.

 

Instrução Normativa n. 7, de 8/5/2019, com redação dada pela IN n. 11/2019

Dispõe sobre o Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias - e- Ouv e o painel "resolveu?", E estabelece adoção do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias - e-Ouv, como plataforma única de registro de manifestações de ouvidoria, nos termos do art. 16 do Decreto n. 9.492, de 2018.

 

Instrução Normativa Conjunta CRG/OGU n. 7/2018, de 17/9/2018

Dispõe sobre o recebimento e  tratamento de denúncias e outras comunicações de irregularidade, e estabelece diretrizes para a salvaguarda da identidade do manifestante.

 

Instrução Normativa n. 15/CGU, de 3/12/2018

Institui Programa de Melhoria Continuada das Unidades de Ouvidoria do Poder Executivo Federal (PROMOUV), dispõe sobre o Modelo de Maturidade de Ouvidorias Públicas (MMOuP), revoga a Portaria CGU n. 3.681, de 13 de dezembro de 2016 e dá outras providências.

 

Instrução Normativa n. 17/CGU, de 3/12/2018

Estabelece orientações para a atuação das unidades de ouvidoria das empresas estatais do Poder Executivo federal que prestam serviços públicos ou que, mesmo não prestando serviço público, recebam recursos do Tesouro Nacional para o custeio total ou parcial de despesas de pessoal ou para o custeio em geral, nos termos do art. 2º, incisos II e III, do Decreto n. 9.492, de 2018.

  

Instrução Normativa n. 18/CGU, de 3/12/2018 (Revogada pela IN n. 7/2019)

Estabelece a adoção do Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo federal-e-Ouv, como plataforma única de recebimento de manifestações de ouvidoria, nos termos do art. 16 do Decreto n. 9.492, de 2018. 

  

Instrução Normativa n. 19/CGU, de 3/12/2018 (Revogada pela IN n. 7/2019)

Estabelece regra para recebimento exclusivo de manifestações de ouvidoria por meio das unidades do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal. 

  

Instrução Normativa n. 7/OGU, de 8/5/2019, com redação dada pela IN n.11/2019

Dispõe sobre o Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias - e-Ouv e o painel "resolveu?", E estabelece adoção do Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias - e-Ouv, como plataforma única de registro de manifestações de ouvidoria, nos termos do art. 16 do Decreto n. 9.492, de 2018. 

  

Instrução Normativa n. 12, de 2/8/2019

Estabelece normas para a publicação de informações extraídas do Sistema e-Ouv em dados abertos.

  

Instrução Normativa n. 55, de 20/7/2020

Altera a Instrução Normativa Conjunta n. 1, de 12/1/2018, dos Ministros de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Transparência e Controladoria-Geral da União, que dispõe sobre os procedimentos aplicáveis à Solicitação de Simplificação de que trata o Decreto n. 9.094, de 17/7/2017.

 

  

RESOLUÇÕES

 

Resolução n.  3/CGU, de 13/09/2019

Aprova a Resolução sobre Medidas Gerais de Salvaguardas à Identidade de Denunciantes.

 
 

ORIENTAÇÕES

 

Orientação n. 01, de 16/9/2016

Estabelece orientação para a padronização da classificação das manifestações de ouvidoria e dos prazos de resposta.

 

ATOS ADMINISTRATIVOS (oriundos da Universidade de Brasília)

 

Resolução do Consuni n. 7/2011 (Revogada pela Resolução do CONSUNI n. 12/2018)

Aprova emenda ao Estatuto e alterações no Regimento Geral da UnB, autorizando a criação da Ouvidoria na estrutura organizacional da Instituição, e dá outras providências) e Regimento da Ouvidoria da UnB(Regimento Interno da Ouvidoria da Universidade de Brasília).
 

Instrução Normativa n. 0001/2011 (Revogada pela Instrução da Reitoria n. 1/2018)

Normatiza os prazos máximos a serem observados pelas áreas administrativas e acadêmicas da UnB envolvidas em atividades colaborativas para atendimento às demandas da Ouvidoria e define procedimentos que permearão essas atividades.

 

Ato da Reitoria n. 1.695/2017

Cria o Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade de Brasília (SIC/UnB).

 

Resolução do CONSUNI n. 12/2018

Aprova o Regimento Internoda Ouvidoria (OUV) da Universidade de Brasília.

 

Regimento Interno da Ouvidoria

Regimento Interno da Ouvidoria da Universidade de Brasília.

 

Instrução da Reitoria n. 1/2018

Normatiza o recebimento e o tratamento de denúncias anônimas e com reserva de identidade e define procedimentos que permearão essas atividades.

 

Portaria n. 2.859, de 3/12/2020

Estabelece orientações para o recebimento do relato de irregularidades de que trata o caput do art. 4º-A da Lei n. 13.608, de 10 de janeiro de 2018, no âmbito do Poder Executivo federal.

 
 

1) Resolução do Consuni n. 7/2011 e Regimento da Ouvidoria da UnB

       2) Instrução Normativa n. 0001/2011

3) Instrução Normativa Conjunta n. 1/CRG/OGU, 24/6/2014 - Revogada

4) Instrução Normativa n. 1 da Ouvidoria-Geral da União da Controladoria-Geral da União, de 5/11/2014

5) Lei n. 13.460, de 26/6/2017

6) Decreto n. 9.094, de 14/7/2017

       7) Ato da Reitoria n. 1.695/2017 (criação do SIC)

8) Resolução do CONSUNI 12/2018 - Aprova o Regimento Interno da Ouvidoria

9) Regimento Interno da Ouvidoria

10) Instrução da Reitoria n. 1/2018

11) Instrução da Reitoria n. 2/2018

       12) Instrução Normativa n. 5/OGU, 18/6/2018

       13) Decreto n. 9.492/2018, de 5/9/2018

       14) Instrução Normativa Conjunta CRG/OGU n. 7/2018, de 17/9/2018

       15) Instrução Normativa n. 15/CGU, de 19/11/2018

       16) Instrução Normativa n. 17/CGU, de 03/12/2018

       17) Instrução Normativa n. 18/CGU, de 03/12/2018

       18) Instrução Normativa n. 19/CGU, de 03/12/2018

         19) Decreto n. 9.723/2019, de 11/03/2019

       20) Resolução n.3/CGU, de 03/09/2019

         21) Decreto n. 10.153/2019, de 03/12/2019

Perguntas Frequentes

  • 19/10/2017

Relatórios

  • 19/10/2017

        1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2020) 

        

       2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2019)

       1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2019)

 

       2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2018) 

       1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2018)

 

2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2017)

1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2017)


2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2016)
1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2016)

 

2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2015)

1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2015)


2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2014)
1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2014)


2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2013)
1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2013)

 

 2º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2012)
 1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2012)


1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2011)

1º Relatório Semestral da Ouvidoria da UnB (2010)

Equipe da Ouvidoria

  • 19/10/2017


foto equipes ouv e sic

 

Da esquerda para a direita: Flávia Machado (SIC), André Medeiros (OUV), Renata Filgueira (OUV), Agatha Guerra (OUV), Maria Ivoneide (OUV), Larissa Aguiar (OUV), Tereza Cristina (SIC) e Juliano Petti (SIC).

 

 

 

Agatha Rita Dorotéia Tavares Guerra

Servidora técnica-administrativa da Universidade de Brasília desde 1979; Assessora do Gabinete da Reitora da UnB (2016-2018); Assessora Técnica do CET/UnB (2012-2016); Assessora Executiva do DEG/UnB (2008-2011); Mestra em Turismo pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília – CET/UnB (2015); graduada em Letras Português/francês e respectivas literaturas pelo UniCEUB (1982); graduada em Letras Português/espanhol e respectivas literaturas pelo UniCEUB (1988); pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo pelo CET/UnB (2002); pós-graduada em Comunicação Social pelo UniCEUB (1993); Pós-graduada em Moderna Literatura Brasileira pelo UniCEUB (1995); Aperfeiçoamento em Redação e Revisão de Textos pela Universidade de Brasília (2006); Membro da Comissão de ética da Universidade de Brasília (2009/2010); Consultora da Ouvidoria da UnB, representando o DEG/UnB (2011); Presidente da Comissão de Enquadramento dos Servidores Técnico-administrativos da Universidade de Brasília no novo plano de carreira (2005); membro da Comissão disciplinar/sindicância da Universidade de Brasília (1996-2004).
 

 

André Luiz Lacerda Medeiros

Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - PPGD/ UnB.Graduado em Direito pela UnB (2018). Servidor da FUB desde 2017. Atuou na Procuradoria Federal junto à FUB (2017-2019) e,atualmente, encontra-se lotado na Ouvidoria como Assessor Técnico, atendendo às comunidades universitária e externa.

 

 

Larissa Aguiar 

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UnB (2019), pós-graduada em Língua Portuguesa pela UNIVERSO-RJ (2006), pós-graduada em Letras pela UnB (2008) e graduada em Letras Português e Respectivas Literaturas pela UCB (2003). Trabalha na UnB desde 2004, sendo: DGP/Procap (2004-2005), Gabinete do Reitor da UnB (2005-2012), ambos setores como Revisora de Textos. Atualmente, é servidora do quadro da FUB desde 2012, atuando na Assessoria Técnica da Ouvidoria da UnB, onde faz atendimento às comunidades universitária e externa.

 

 

Renata Filgueira Costa 

Mestra em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB). Graduada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua (UnB, 2002); Letras Português (UnB, 2005) e Direito (UniCeub, 2008), com pós-graduação pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - FESMPDFT (Ordem Jurídica e Ministério Público, 2011).  É servidora técnico-administrativo da FUB desde 2012. Atuou na Procuradoria Jurídica (2012-2017) e, atualmente, encontra-se lotada na Ouvidoria, como Assessora Técnica, atendendo às comunidades universitária e externa.

 

 

 

Quem é a Ouvidora?

  • 19/10/2017

 

  

Maria Ivoneide de Lima Brito - Mandato desde 28 de novembro de 2016

 

foto ivo

 

 

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7673264100072445

 

Formação acadêmica:

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia.

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2013).

Especialista em Gestão Universitária pela UnB (2011) e em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade da Terra de Brasília (2006).

Graduada em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional, pela Faculdade da Terra de Brasília (2008).

Graduada em Letras pela Faculdade da Terra de Brasília (2003).

 

Certificação em Ouvidoria:

Certificação em Ouvidoria (ENAP).

Certificação em Ouvidoria (EVG).

Certificação em Ouvidoria (OMD).

  

Ensino:

Professora voluntária do Curso de Terapia Ocupacional (FCE).

Professora voluntária do Programa de Extensão Universidade do Envelhecer (UniSER) - FCE.

Professora do IFB (ex-bolsista Pronatec).

 

Pesquisa:

Membro do Grupo de Pesquisa Determinantes do Envelhecimento Humano (2017 - Atual) FCE.

Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde, Cuidado e Envelhecimento GPeSEN (2015 - Atual) FCE.

 

Extensão:

Programa UniSER (FCE).

Projeto Ação UniSER (FCE).

Programa Saúde em Casa (FCE).

Projeto Dança em Extensão (FCE).

 

Premiação:

Moção de Louvor pela valorização e promoção de ações com foco na inclusão social da pessoa idosa (Câmara Legislativa do DF).

 

Gestão:

Vice-presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino – FNOUH - Região Centro-Oeste.

Membro do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CGU).

Membro do CAD, do CONSUNI, do Conselho de Direitos Humanos, da CGP e do Conselho Pleno da FCE.

Membro do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes do SINTFUB.

Participação na COC (FCE).

Participação em diversas comissões.

 

Vínculo Institucional:

Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília (DEG/FCE) (2010 - atual).

Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação (2002 - 2010).

Serviço Social da Indústria da Construção Civil (1996-2002).

Banco do Brasil (1992-1996).

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