1. Como faço para registrar minha manifestação?

Fala.BR: Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR 



Por meio de carta, endereçada à Ouvidoria da Universidade de Brasília, endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Biblioteca Central, 1º andar (ao lado da sala Obras Raras), sala A1 09/39, Brasília-DF, CEP 70910-900, ou entregue diretamente à Ouvidoria da UnB


Atendimento pessoal

 

ATENÇÃO: Não registramos manifestações via e-mail nem por telefone (estes canais são usados exclusivamente para eventuais dúvidas ou pré-atendimento).

 

2. Preciso me identificar para entrar em contato com a Ouvidoria da UnB?

Sim. Nesse caso, a  identificação é fundamental para que o interessado possa ser contatado sobre sua manifestação e receber a devida resposta.
 

3. Se caso eu não queira me identificar, a Ouvidoria garante acesso restrito à minha identidade, enquanto manifestante?

Sim. Caso solicitado expressamente pelo manifestante ou verificada a necessidade pela Ouvidoria.
Porém, é necessário destacar o previsto na INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01 CRG/OGU, 24/6/2014:
1) § 2º. Caso indispensável à apuração dos fatos, o nome do denunciante será encaminhado ao órgão apuratório, que ficará responsável a restringir acesso à identidade do manifestante à terceiros.
2) § 3º A restrição de acesso estabelecida no caput deste dispositivo não se aplica caso se configure denunciação caluniosa (art. 339 do Decreto-lei n. 2.848/40 – Código Penal) ou flagrante má-fé por parte do manifestante.


4. Quem pode acessar os serviços da Ouvidoria da UnB?

A Ouvidoria recebe manifestação de qualquer pessoa interessada nos serviços da UnB, seja  discente, servidor técnico, docente ou comunidade externa em geral.

 

5. Quais tipos de manifestação são tratados pela Ouvidoria da UnB?

 

A Ouvidoria da UnB é o canal oficialmente disponibilizado pela Universidade para ouvir e dar encaminhamento a denúncias, elogios, reclamações, simplifique!, solicitações ou sugestões relacionadas à atuação da UnB.

 

Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

 

Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido.

 

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público.

 

Simplifique!: Os usuários dos serviços públicos poderão apresentar Solicitação de Simplificação, quando a prestação do serviço público não observar o disposto no Decreto 9094 de 17 de julho de 2017.

 

Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração.

 

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal.