(Em caso de dúvidas de como registrar, clique aqui)

A Ouvidoria da Universidade de Brasília

As ouvidorias públicas trabalham como agentes promotores de mudanças, de forma a garantir a satisfação das demandas do cidadão e, também, como um importante instrumento de gestão, buscando a constante melhoria dos procedimentos e o aprimoramento da prestação de serviços.

A Universidade de Brasília criou, em 2011, a Ouvidoria da UnB, no intuito de auxiliar o cidadão em suas demandas com a Instituição. Para tanto, são recepcionados denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões.

Os prazos a serem observados pelas áreas administrativas e acadêmicas da Instituição em cada tipo de resposta são de até 20 (vinte) dias, prorrogáveis, mediante justificativa por escrito, por mais 10 (dez).

A Ouvidoria da UnB atua em conformidade com o nosso Regimento Interno, com o Regimento e Estatuto da Universidade, com a Instrução Normativa da CGU/OGU n. 1/2014 e com a Lei n. 13.460/2017, inclusive em relação aos prazos previstos para resposta ao cidadão que busca pelos nossos serviços.

Ressalta-se que nos casos de denúncias, o limite de atuação da Ouvidoria, além da análise preliminar, é a mediação. Esse trabalho não deve ser confundido com o das áreas de apuração. As denúncias apresentadas, havendo existência de elementos de convicção para apuração, serão analisadas e concluídas via Ouvidoria e encaminhadas para um setor responsável da UnB pela investigação/apuração.